Ela é linda sem makeup... Mas é ainda mais linda com makeup!!!



A maquilhagem entrou na minha vida como um raio de luz num quarto escuro. Tinha eu 11 ou 12 anos quando experimentei a minha primeira base. É claro que correu tudo mal e eu fiquei com cara de beterraba em pescoço de alho francês, mas aprendi a lição. Ou melhor, aprendi várias lições desde essa altura. E é por isso que hoje tenho praticamente um doutoramento em maquilhagem... Porque já fiz muitas asneiras nesse departamento. Ahah.

Para que não cometam alguns dos erros que eu cometi, partilho convosco 10 dicas para vos ajudar a ficarem ainda mais lindas com makeup:  

  1. Escolham a base certa para o vosso tom e tipo de pele. Há bases específicas para peles secas, mistas ou oleosas, assim como há bases para peles claras ou mais bronzeadas. O melhor truque para escolherem o tom certo da base: experimentem primeiro na mão. Não falha!
  2. Não se esqueçam de hidratar sempre a pele, primeiro. Não só vai fazer com que a base "agarre" melhor, como vai evitar que a pele fique com aspeto ressequido. Além dos cremes hidratantes, também existem os primers, que vão preparar a vossa pele para receber a maquilhagem.
  3. Não comprem nem usem todo o tipo de pós. Ouve-se falar em pó compacto, pó iluminador, pó bronzeador, blush, pó matificante, pó fixador, blá, blá, blá.... Há pó para tudo e mais alguma coisa!  Na minha opinião, basta um pó matificante que uniformize e dê uma corzinha saudável à nossa linda face e, no fim, um pó iluminador para aquele brilho extra de estrela de cinema.
  4. Não se esqueçam do corretor (adequado ao vosso tom e tipo de pele), caso precisem de disfarçar olheiras, borbulhas ou outras imperfeições. O corretor aplica-se, normalmente, depois da base e antes de qualquer tipo de pó.
  5. As sombras de olhos são todo um mundo para explorar. OMG, há cores e brilhos que nunca mais acabam! Mas se estão a começar agora a maquilhar-se, eu aconselho-vos a escolherem os tons mais neutros  e só depois ousarem arrojar, quando dominarem a técnica do esfumado. Pode parecer um nome assustador, mas na verdade o esfumado é bem fácil de fazer e depende muito (muito!) do pincel que se usa. Há tutoriais de esfumado por toda a internet, ide ver!
  6. Não achem que o eyeliner é obrigatório. Por favor, não o façam se não gostarem de se ver ou caso não se sintam confortáveis com a técnica de o aplicar. Malta, não há nada mais feio do que eyeliner mal aplicado (OK, talvez haja, mas vocês perceberam a ideia...).
  7. A máscara ou rímel é aquele básico que eu não dispenso. É dos últimos produtos a ser aplicado, depois da pele tratada e dos olhos sombreados... E a única regra é aplicarem nas pestanas superiores e inferiores, com cuidado para não sujar em volta. De resto, independentemente da máscara que escolham, é garantido que o resultado final fica sempre melhor do que o inicial. Mesmo que a máscara tenha custado 2€ num supermercado. Não há muito que enganar!
  8. Batom. Sim ou não? Cores fortes ou nudes? É o dilema de todas nós. Nada contra batons de cores fortes, mas se os usarem, por favor, tenham a atitude necessária. Não usem um batom vermelho só porque está na moda ou porque querem chamar a atenção. Usem-no porque conseguem acompanhá-lo com atitude. Na dúvida, um gloss com brilho e sem cor cumpre bem o seu papel e não envergonha ninguém.  
  9. Não abusem nas quantidades. Usem o suficiente de cada produto para cumprir a sua função, mas sem ficarem a parecer um quadro impressionista. Ah, e não se esqueçam de maquilhar com base e pó também a zona do pescoço, para não se notar o contraste entre o rosto e o pescoço.
  10. Podem ou não aplicar um fixador de maquilhagem. Deixo ao vosso critério. Na minha opinião, mal não faz. E se perderam 10 ou 15 minutos do vosso tempo a maquilhar-se, por que não tentar que o esforço compense por mais umas horas, em vez de estar arruinado logo ao fim do pequeno-almoço?
Girls, espero ter ajudado com as minhas humildes dicas. Há muitas mais, como é óbvio, mas para já ficamos por aqui. Até porque, se seguirem estes meus conselhos, já conseguem apresentar-vos decentemente ao mundo. O resto vai-se trabalhando 😏

XOXO,
Alice

Sem comentários:

Enviar um comentário